27 de fevereiro de 2012

Mantra de Kapila

 
Saudação a Kapila  
que, sentindo compaixão pelo mundo 
afundado no oceano de ignorância,
construiu um barco com a forma 
do Sankhya para travessia.

Matsyasana


Postura do Peixe
 [matsyAsana]
 de Flavia Venturoli de Miranda
fev/2012
 matsya [ ] – peixe


 Essa é uma das posturas listadas e descrita na Gheranda Samhita [gheraNDa saMhitA].
Gheranda Samhita II.21
Matsyasana. Faça a postura padmasana, sem cruzar os braços, deite de costas, sustentando a cabeça pelos dois cotovelos. Esta é a postura do peixe a destruidora dos males.
 Nessa postura faz-se um grande arco com as costas, propiciando a aberta torácica. Como apoio se dá no quadril e na cabeça,  fortalece a musculatura do pescoço.



Uma orientação importante, é do cuidado com o pescoço ao retornar a da postura. Apenas escorregar o pescoço e as costas no chão pode criar tensão no pescoço que pode não ficar devidamente alongado. Por isso sempre oriento aos meus alunos, apoiar os cotovelos no chão, elevar a cabeça, olhar para os pés e então se deitar.



Matsya ou mina [mIna], o peixe, é o 12º signo astrológico e a constelação de peixes.
matsya rashi - signo de peixe
Peixe também remete a dois outros personagens mitológicos da cultura indiana. A primeira descida de Vishnu [viSNu avatAra] foi como peixe. Conta o mito que no fim do último kalpa (era da cronologia indiana), Manu lavava suas mãos em um rio quando um peixinho caiu dentro delas pedindo para que o salvasse. Manu salvou-o e colocou-o numa jarra. Depois conforme seu crescimento colocou-o num tanque, depois num rio e então no mar. O enorme peixe, então, o avisou de um grande dilúvio que destruiria toda a vida. Manu construiu um barco e alojou algumas “sementes da vida”: sementes, pássaros, animais, plantas, para restabelecer a vida no mundo. Durante a inundação o gigante peixe dourado, que era Vishnu na forma de um peixe, rebocou o barco até o topo de uma montanha salvando-os. Com o fim da tormenta deus Brahma [brahmA] criou o mundo atual. A lenda é muito semelhante ao mito de Noé da Bíblia no velho testamento.

Matsya avatara de Vishnu
O outro peixe famoso é o “padroeiro” do Hatha Yoga [haThayoga], Matsyendra, literalmente o Senhor dos Peixes. Conta a lenda que enquanto Shiva [shiva] ensinava Yoga para sua esposa Parvati [parvatI], um peixinho observou furtivamente o ensinamento, mas foi descoberto por Shiva, que o transformou em humano é ordenou que ele ensina-se o yoga para as pessoas. Matsyendra é um dos mahasiddhas [mahAsiddha] fundador da tradição Kaula [ ] do tantrismo, Seu discípulo mais famoso foi Goraksha [gorakSa], fundador da tradição do Natha Sampradaya [natha sampradAya] e do Hatha Yoga.
Matsyendra


Variação:

Há variações com as pernas esticadas, em sukhasana [sukhAsana] e em ardha padmasana [ardhapadmAsana]. Há variações de braços soltos ao longo do corpo, mãos em prece no peito ou em baddha padmasana [baddha padmAsana], cruzando por detrás das costas com as mãos segurando nos pés apoiados no ilíaco, chamada de supta vajrasana [suptavajrAsana] por Iyengar.

Fonte

O ABC do Hatha Yoga – Caio Miranda – Ed. Ouro

Asanas – Swami Kuvalayananda – Cultrix

Light on Yoga – B. K. S. Iyengar – Schocken Books – Schocken Books



Fonte Histórica

Gheranda Samhita [gheraNDa saMhitA] II.21

 

22 de fevereiro de 2012

Adham Pranayama

Respiração Baixa Consciente
[adhaM prANAyAma]
de Flávia Venturoli de Miranda
2012
adham [adham] - de baixo
pranayama [prANAyAma] - controle do prana [prANa], 4ª parte descrita pelo Patanjala Yoga Sutra

Das 3 faixas respirtórias: alta, média, baixa, essa última é a mais importante, porque utiliza o lóbulo inferior dos pulmões em que há maior capacidade. A Respiração Baixa é feita principalmente contraindo o diafragma. O diafragma é o grande músculo em forma de abóboda que isola o compartimento torácico do abdominal. Na inspiração, quando o diafragma desce, aumenta a cavidade torácica e cria uma pressão negativa nos pulmões propiciando a entrada de ar. Os músculo da cinta abdominal refletem expandindo lateralmente, enquanto o reto abdominal conserva o tônus. Na exalação os músculos relaxam, diminuindo a caixa torácica, expulsando o ar. Devido a essa movimentação do abdômen, a Respiração Baixa, também é chamada de Respiração Abdominal e ocorre o massageamento das vísceras.
movimentação diafragmática

É interessante notar que o lóbulo inferior é principalmente grande na parte posterior, dai a importância de ativar não só a respiração  frontal, mas também a lateral e a posterior.
Vibhagya Pranayama conduzido por Masterji Viswanath
A Respiração Baixa é naturalmente mais ampla, mas quando consciente é ainda mais profunda e lenta, por isso das 3 faixas é a mais relaxante, sobretudo com exalações vagarosas e suaves.. Ela é panacéia para combater desde de transtornos emocionais como a ansiedade ou a raiva, até para prisão de ventre. A Respiração Baixa Consciente, Adham Pranayama, é que mais deveria ser treinada antes de partir para o Mahat Pranayama.

Veja também:
Respiração Alta Consciente - Adhyam Pranayama
Respiração Média Consciente - Madyam Pranayama
Respiração Completa Consciente - Mahat Pranayama


13 de fevereiro de 2012

Chakravakasana

Postura do pássaro Chakra ou  Postura do Chakravaka
[cakravAkAsana]  
de Flavia Venturoli Miranda
2008

chakravaka [cakravAka] - pássaro Chakra [cakra],
segundo Monier Willians é o Anas Casarca
, pato rúbreo.
chakravakra - pato rúbreo
Essa postura é conhecida como o pássaro solar. O fato é que os chakravakas são uns patinhos avermelhados, conta a lenda que a noite cantam seus lamentos por estarem separados, por isso são associados com a fidelidade.
Leia mais no chatuspadasana.


Variações:
Variações são inúmeras desde as mais simples chatushpadasana
[catuSpAdAsana]. Há inúmeros vinyasas [vinyAsa] para essa postura na tradição de Krishnamacharya. Na tradição de do Swami Sivananda há postura chamada de tigre - vyaghrasana [vyAgrhrAsana] – que é semelhante, pois uma perna é elevada para trás porém com joelho flexionado.

Fonte: 
A Terapia do Yoga – A. G. Mohan e Indra Mohan – Pensamento
Coração do Yoga – T.K.V. Desikachar – Jaboticaba
The Viniyoga of Yoga – T.K.V. Desikachar - KYM
Yoga para o Corpo, a Respiração e a Mente – A. G. Mohan – Pensamento
Yoga Terapia – Nilda Fernandes

8 de fevereiro de 2012

Mundaka Upanishad

[muNDaka upaniSad]
II.ii.3 e 4

Segurando o arco, 
a grande arma nas Upanishads [upaniSad],
a pessoa deve colocar nele uma fecha afiada com meditação. 
Preparar a corda e atingir o alvo que é Brahman [ ] com a mente absorta nele.

O Om
[OM] é o arco, 
Atman [Atman] é a fecha, e  
Brahman é seu alvo. 
Ele é atingido pela pessoa correta. 
A pessoa deve tornar-se um com Ele, 
assim como uma fecha.

Virabhadrasana
Fonte:
www.celextel.org/108upanishads/mundaka.html

4 de fevereiro de 2012

Beleza no Mahavidya Yoga

de Flavia Venturoli de Miranda 
fevereiro/2012

O Mahavidya Yoga fica no bairro do Ipiranga que é famoso por sua beleza: museus, parque e ruas arborizadas.
Museu Paulista - Ipiranga
Sundari, a bela, é uma das deusas Mahavidyas (as deusas de grande sabedoria). Assim, a beleza harmoniosa também está presente no ambiente do Mahavidya Yoga através das artes plásticas e dos artesanatos. 
Mahavidya Lalita Tripura Sundari
Aqui a beleza nos envolve de maneira sutil trazendo uma atmosfera de serenidade e harmonia. Não é exatamente a tranquilização da mente, chitta prasadana, citado por Patanjali, mas de certo modo auxilia nesse objetivo.

Aqui vou apresentar alguns artesanatos que temos aqui. Na janela da entrada, o sino, cujos bons ventos dobram, embala o Om, e abaixo uma pequena estrela de contas lilás brilha.

 
Na janela da sala, uma estrela com sache de cravo ilumina e perfuma nosso dia sinestesicamente.


 O Om perfuma o sabonete!
 
O yantra Klim de cerâmica enfeita e protege nossa porta de entrada.

Klim yantra
 e  as placas de cerâmica dos bijas mantras dos chakras enfeitam a subida iluminada pelas velas perfumadas da escada que conduz às salas.
 
 A mesma ceramista, Miriane Zakir, também fez os yantras dos chakras da porta da sala de aula.

chakras yantras
Nossa sala de aula tem poucos estímulos visuais, para que não haja maiores distrações, desse modo os enfeites são ainda mais delicados e discretos.

Fiz um móvel com recortes de mandalas em pétalas, 

Altar Durga e  Kali
detalhe - paisley
 
cuja madeira é decorada por mandalas e 

 minúsculos paisleys e arabescos feitos com pirógrafo. 
Nos tijolos de madeiras também desenhei com o pirógrafo.
Depois mostrarei mais. 

A atenção que tivemos na decoração é apenas perfumaria, pois nosso real cuidado é com cada aluno.. Damos aulas para poucos em cada aula, desse modo também podemos dar atenção aos detalhes e as necessidades de cada um. Veja nossos horários de aulas.

Mahavidya Yoga
Rua Dona Leopoldina, 239
Metrô Alto do Ipiranga
Profª Silvia - celular 98364-2688
Profª Flávia - celular 98430-8509