24 de janeiro de 2012

Madhyam Pranayama

Respiração Média Consciente
[madhyAM prANAyAma]
de Flávia Venturoli de Miranda
2012
madhyam [madhyAM] - médio, meio
pranayama [prANAyAma] - controle do prana [prANa], 4ª parte descrita pelo Patanjala Yoga Sutra


A Respiração Média é feita com as costelas falsas (a 8ª a 10ª) articuladas indiretamente com o externo e com as 2 flutuantes (11ª e 12ª) que não se prende ao externo. Nessa região reside o coração do lado esquerdo, por isto há lóbulo médio apenas no pulmão direito, contudo o lóbulo superior do pulmão esquerdo (na divisão língula) se estende até essa região. A inspiração da região mediana se faz principalmente pela ativação dos músculos intercostais que se contraem e elevam as costelas, expandindo a caixa torácica. Ao exalar, essa musculatura e a diafragmática relaxam, diminuindo a caixa torácica, expelindo o ar dos pulmões.

Aqui a capacidade pulmonar é maior que do que na respiração alta, pois a região média é maior (mesmo tendo parte ocupada pelo coração), além da grande amplitude do movimento das costelas. Essa respiração massageia o coração, que se encontra no meio dos dois pulmões, e o estômago, que se encontra logo abaixo do diafragma. É possível sentir a respiração mediana desde o peito, na lateral como nas costas.
Vibhagya Pranayama conduzido por Masteji Viswanath
A maior capacidade respiratória torna possível respirações mais lentas e amplas. Ao fazer a Respiração Média Conscientemente, Madhyam Pranayama, induz ao relaxamento parcial, sobretudo quando a exalação é vagarosa e contínua. O que é um ótimo preparo para o domínio da Respiração Completa Consciente, Mahat Pranayama.

Porém a capacidade da respiração média ainda muito menor do que na respiração baixa que utiliza principalmente o diafragma.

Veja também:
Respiração Alta Consciente - Adhyam Pranayama
Respiração Baixa Conscinete - Adham Pranayama
Respiração Completa Consciente - Mahat Pranayama