27 de fevereiro de 2012

Matsyasana


Postura do Peixe
 [matsyAsana]
 de Flavia Venturoli de Miranda
fev/2012
 matsya [ ] – peixe


 Essa é uma das posturas listadas e descrita na Gheranda Samhita [gheraNDa saMhitA].
Gheranda Samhita II.21
Matsyasana. Faça a postura padmasana, sem cruzar os braços, deite de costas, sustentando a cabeça pelos dois cotovelos. Esta é a postura do peixe a destruidora dos males.
 Nessa postura faz-se um grande arco com as costas, propiciando a aberta torácica. Como apoio se dá no quadril e na cabeça,  fortalece a musculatura do pescoço.



Uma orientação importante, é do cuidado com o pescoço ao retornar a da postura. Apenas escorregar o pescoço e as costas no chão pode criar tensão no pescoço que pode não ficar devidamente alongado. Por isso sempre oriento aos meus alunos, apoiar os cotovelos no chão, elevar a cabeça, olhar para os pés e então se deitar.



Matsya ou mina [mIna], o peixe, é o 12º signo astrológico e a constelação de peixes.
matsya rashi - signo de peixe
Peixe também remete a dois outros personagens mitológicos da cultura indiana. A primeira descida de Vishnu [viSNu avatAra] foi como peixe. Conta o mito que no fim do último kalpa (era da cronologia indiana), Manu lavava suas mãos em um rio quando um peixinho caiu dentro delas pedindo para que o salvasse. Manu salvou-o e colocou-o numa jarra. Depois conforme seu crescimento colocou-o num tanque, depois num rio e então no mar. O enorme peixe, então, o avisou de um grande dilúvio que destruiria toda a vida. Manu construiu um barco e alojou algumas “sementes da vida”: sementes, pássaros, animais, plantas, para restabelecer a vida no mundo. Durante a inundação o gigante peixe dourado, que era Vishnu na forma de um peixe, rebocou o barco até o topo de uma montanha salvando-os. Com o fim da tormenta deus Brahma [brahmA] criou o mundo atual. A lenda é muito semelhante ao mito de Noé da Bíblia no velho testamento.

Matsya avatara de Vishnu
O outro peixe famoso é o “padroeiro” do Hatha Yoga [haThayoga], Matsyendra, literalmente o Senhor dos Peixes. Conta a lenda que enquanto Shiva [shiva] ensinava Yoga para sua esposa Parvati [parvatI], um peixinho observou furtivamente o ensinamento, mas foi descoberto por Shiva, que o transformou em humano é ordenou que ele ensina-se o yoga para as pessoas. Matsyendra é um dos mahasiddhas [mahAsiddha] fundador da tradição Kaula [ ] do tantrismo, Seu discípulo mais famoso foi Goraksha [gorakSa], fundador da tradição do Natha Sampradaya [natha sampradAya] e do Hatha Yoga.
Matsyendra


Variação:

Há variações com as pernas esticadas, em sukhasana [sukhAsana] e em ardha padmasana [ardhapadmAsana]. Há variações de braços soltos ao longo do corpo, mãos em prece no peito ou em baddha padmasana [baddha padmAsana], cruzando por detrás das costas com as mãos segurando nos pés apoiados no ilíaco, chamada de supta vajrasana [suptavajrAsana] por Iyengar.

Fonte

O ABC do Hatha Yoga – Caio Miranda – Ed. Ouro

Asanas – Swami Kuvalayananda – Cultrix

Light on Yoga – B. K. S. Iyengar – Schocken Books – Schocken Books



Fonte Histórica

Gheranda Samhita [gheraNDa saMhitA] II.21