9 de agosto de 2010

Os Vedas

tradução de Flávia Venturoli de Miranda
.

A Essência dos Vedas

 .
“De onde esta criação começou a existência,
se Ele estabeleceu isto ou não fez;
Ele que é seu inspetor no firmamento mais elevado,
Ele verdadeiramente sabe ou não sabe…”
                                      Rig Veda (hinos para Prajapati, o criador)

Jogo de mente típico de Brahman do mais sutil e mais profundo de toda Índia antiga, e realmente do mundo, da escrituras. Este espírito de questionar é, em muitas formas, a essência dos Vedas.

A história retorna muito no tempo. Começa em 1200 aC, quando começaram a compor os vários hinos que fazem parte dos livros. Pretendiam ser mantras (encantamentos) em elogio aos vários deuses. O que também refletem é um surpreendente quadro vívido da vida, como estava sendo conduzida pelos habitantes que vieram para a Índia.
 .

quatros Vedas:

.

Rig Veda: A data para o Rig Veda foi por muito tempo uma controvérsia. A data tradicional volta para 3000 aC, algo que o estudioso alemão que Max Mueller aceitou. Porém, historiadores modernos alcançaram um consenso que suas partes mais velhas foram escritas à cerca de, agora um mais cauteloso, 1200 aC.

Como um corpo de escrita, o Rig Veda (a sabedoria dos versos) é notável. Contém 1.028 hinos dedicados a 33 deuses diferentes; estes deuses eram, notadamente, deuses de natureza. Os deuses a quem mais frequentemente eram dirigidos são Indra (deus de chuva; rei de céus), Agni (deus de fogo) e Rudra (deus de tempestade; o “uivador”). Uma parte considerável dos versos também é dedicada a Soma (a bebida da imortalidade) que era uma bebida fermentada alcoólica fresca feita das folhas da planta soma e era bebida durante os sacrifícios. A identidade da própria planta é assunto de debate furioso. De fato, porém, era um pouco semelhante às bebidas fermentadas que os índios americanos consumiam antes de administrar sacrifícios, para entorpecer o sacrificador e a pessoa do sacrifício embora sacrifício humano nunca era uma parte de adoração.

É o texto religioso mais velho no mundo tem 10.589 versos que são divididos em dez mandalas, seções do livro. As partes mais velhas do Rig Veda são dos livros 2 a 7; os demais foram acrescidos depois. As seções do livro são organizadas de acordo com o número de hinos que eles possuem.

Sama Veda: O Sama Veda ou a sabedoria dos cantos é basicamente uma coleção de samans ou cantos, derivado dos oitavo e nono livros do Veda original, o Rig Veda. Os sacerdotes usavam-nos para procederem aos rituais das cerimônias de soma, em total domínio, havia cerca de 17 rituais completos. Com tempo, os rituais e cerimônias de adoração tornaram-se tão maiores e complicados e que a simplicidade original da época do Rig Veda foi esquecida lentamente. Assim uma necessidade surgiu de compilar todos seus rituais e cantos em um livro, como um ponto de referência para os sacerdotes cujas funções este Veda registra claramente.

Não é surpreendente que o Sama Veda seja mais bem conhecido pela precisão métrica de sua poesia que por seu conteúdo literário. Tambéminstruções diligentes no Sama Veda a cerca de como devem ser cantados certos hinos; isto é talvez porque foi posta grande ênfase em sons das palavras do mantras e no efeito que poderiam ter no ambiente e na pessoa que os pronunciaram.

Yajur Veda: O Yajur Veda ou a sabedoria dos sacrifícios formula várias invocações/preces (Yajus) sagradas que foram cantadas por uma seita particular de sacerdotes chamados adhvaryu[1]. Executavam os ritos sacrificiais, que era um ritual baseado no Veda, emboraalguns hinos a vários deuses, a tensão principal está na teoria do ritual. O Veda também esboça vários cantos que deveriam ser cantados para rezar e prestar respeito aos vários instrumentos que estão envolvidos no sacrifício.

Atharva Veda: O Atharva Veda (a sabedoria do Atharvans) é chamado assim porque foram tradicionalmente creditados às famílias da seita dos brâmanes atharvan[2] que compuseram o Veda. É uma compilação de hinos, mas faltas a grandeza impressionante que faz o Rig Veda uma experiência espiritual empolgante. É aproximadamente equivalente aos feitiços ocidentais e tem encantamentos para tudo, de sucesso no amor à realização de ambições de sobrenaturais.


[1] adhvaryu - um sacerdote de uma classe em particular (como distinta às classe de hotri, udgatri e brahmana) Os sacerdotes Adhvaryu "devem medir o solo, construir o altar, preparar os vasos sacrificiais, para madeira e a água, para ascender o fogo, para trazer o animal e imolá-lo”, enquanto desempenham estas atividades, devem repetir os hinos do Yajurveda , por isso o Veda em si é também chamado de Adhvaryu. (do Dicionário Sânscrito Monier Willians Digital V1.5 Beta)

[2] Atharvannome do sacerdote que dizem ter sido o primeiro a instituir a adoração ao fogo e a oferendaSoma e preces (ele é representado como Prajapati, o filho mais velho de Brahma, como o primeirodiscípulo e o mais antigo professor do Brahmavidya, como autor do Atharvaveda, como idêntico aos Angiras, como pai de Agni.) ao (do Dicionário Sânscrito Monier Willians Digital V1.5 Beta)
.