Costumo dizer aos meus alunos, que os asanas de equilíbrio tem menos haver com o corpo e mais com a mente. Por que? Porque o maior desafio é a concentração. É a concentração que permitirá o equilíbrio na postura, mais até que o trabalho muscular.
É óbvio que há exceções como com as pessoas com problemas fisiológicos de desequilíbrio. É o caso dos portadores de labirintite (em alguns casos até bastante debilitantes) e nesses casos o equilíbrio não depende apenas do trabalho mental, embora o treino de posturas simples de equilíbrio e principalmente de muito pranayama [prANAyAma] pode ajudar a melhorar a qualidade de vida para os portadores.
De modo geral, a maioria de nós pode se beneficiar muito ao treinar o equilíbrio físico com esses asanas e assim treinar a mente em um foco, ekagrata [ekAgrata] e alcançar o equilíbrio mental. O trabalho proposto pelo Yoga de Patanjali [pata~njali] é principalmente mental, e dharana [dhAraNA], concentração é a 6ª parte das 8 (ashtanga [aSTa~nga]) propostas para alcançar um total controle da mente [yogashcittavRRittinirodhaH YS I.2].
No caso de asanas de equilíbrio, o trabalho de dharana [dhAraNA] é dinâmico, requer um preparo prévio com a tranquilização da respiração e o recolhimento dos sentidos, prathyahara [prathyAhara].
Nos comentários de Vyasa [vyAsa] sobre o Yoga Sutras [yoga bhASya] II.46, há a citação de uma postura chamada samasamsthana [samasaNsthAna] que pode ser traduzida como igualmente estável (porém sua descrição na “Encyclopaedia” do Dr. Gharote está mais para bhadrasana [bhadrAsana]). Eu chamaria a samasamsthana de permanecer em equilíbrio. Segundo Swami Veda Bharati, provavelmente não se refere a nenhuma postura específica mas um estado de equilíbrio advindo de sthira e sukha (veja YS II.46).
Para Desikachar, há uma classe de posturas denominadas de samasthiti já que a coluna fica perfeitamente alinhada, que também significa ficar igualmente estável, equilibrado.
De modo geral, a maioria de nós pode se beneficiar muito ao treinar o equilíbrio físico com esses asanas e assim treinar a mente em um foco, ekagrata [ekAgrata] e alcançar o equilíbrio mental. O trabalho proposto pelo Yoga de Patanjali [pata~njali] é principalmente mental, e dharana [dhAraNA], concentração é a 6ª parte das 8 (ashtanga [aSTa~nga]) propostas para alcançar um total controle da mente [yogashcittavRRittinirodhaH YS I.2].
No caso de asanas de equilíbrio, o trabalho de dharana [dhAraNA] é dinâmico, requer um preparo prévio com a tranquilização da respiração e o recolhimento dos sentidos, prathyahara [prathyAhara].
Nos comentários de Vyasa [vyAsa] sobre o Yoga Sutras [yoga bhASya] II.46, há a citação de uma postura chamada samasamsthana [samasaNsthAna] que pode ser traduzida como igualmente estável (porém sua descrição na “Encyclopaedia” do Dr. Gharote está mais para bhadrasana [bhadrAsana]). Eu chamaria a samasamsthana de permanecer em equilíbrio. Segundo Swami Veda Bharati, provavelmente não se refere a nenhuma postura específica mas um estado de equilíbrio advindo de sthira e sukha (veja YS II.46).
Para Desikachar, há uma classe de posturas denominadas de samasthiti já que a coluna fica perfeitamente alinhada, que também significa ficar igualmente estável, equilibrado.
tadasana Preparação Interior para os Asanas de Equilíbrio Como o trabalho principal do asana de equilíbrio está na concentração, é preciso preparar a mente mais atentamente. Comece assentado-se em um asana que seja estável. Por exemplo: antes de executar um asana de equilíbrio em pé, comece se interiorizando em tadasana/samasthiti [tADAsana/samAsthiti]. Para asana de equilíbrio sentado se concentre previamente em dandasana [daNDAsana] ou algum outro asana de meditação. E assim por diante. Segue uma orientação para a interiorização em tadasana. |
· Com os olhos fechados sinta seu corpo, e observe as sensações de seus pés no solo.
· De olhos fechados é comum sentir uma leve oscilação. Concentre-se no seu eixo central, sua coluna, e essa sensação de oscilação tenderá a diminuir. Com o tempo você não a sentirá mais.
· Para quem sofre com vertigem, o ideal é deixar os olhos entreabertos e fixar o olhar na ponta do nariz- nasagradrshti – [nAsAgra dRRiSTi].
· Distribua o peso em ambos os pés e pernas. Deixe as pernas firmes,
· mas mantenha o molejo dos joelhos, até que a postura se estabilize.
· Lembre-se que esforço não é o mesmo que tensão. Por isso se esforce para a busca do equilíbrio, intensificando sua percepção da ação e recolhendo os órgãos dos sentidos. Ao mesmo tempo, relaxe, para que não haja contrações desnecessárias, nem expectativas ou flutuações mentais.
· A estabilidade é auxiliada com a contração das nádegas, ou com o mulabandha [mUlabandha].
Pode-se também optar pela concentração no muladhara chakra [mUlAdhAra cakra]
· Encaixe o quadril (porém não projete a pélvis à frente, nem para trás, mantenha-a eixo). Pode-se optar pela concentração no svadishthana chakra [svAdiSThAna cakra]
· É útil manter o tônus do abdômen, em um parcial uddiyana bandha [uDDiyAna bandha]. Pode-se optar pela concentração no manipura chakra [maNipUra cakra]
· Mantenha o peito aberto e ombros relaxados. Pode-se optar pela concentração no anahata chakra [anAhata cakra]
· Alongue o pescoço a partir da nuca, em um parcial jalandhara bandha [jalaMdhara bandha]. Pode-se optar pela concentração no vishuddha chakra [vishuddha cakra]
· Observe toda sua coluna, desde a base no cóccix e suba sua atenção pela coluna sacral, lombar (enquanto alonga a lombar, aumentando o espaço entre o quadril e as costelas), coluna torácica (enquanto relaxa os ombros), cervical (enquanto alonga o pescoço).
· Sinta a cabeça encaixada sobre o pescoço. Não deixe a cabeça pender a frente nem a trás. O queixo aponta para o peito, e consegue se sentir a nuca lisa. Pode-se optar pela concentração no ajna chakra [Aj~na cakra].
· Mentalmente, visualize-se executando o asana de equilíbrio e permanecendo confortavelmente.
· Ao sentir-se seguro e preparado, abra os olhos.
· Com olhos abertos, se concentre em um único ponto, na altura do olhar (mesmo que seja um ponto imaginário).
· Agora você está preparado para executar o asana de equilíbrio atentamente e com a mente concentrada.