Postura do Raio ou do
Diamante
[vajrAsana]
vajra [ ] – raio,
diamante, duro,
impenetrável, adamantino
Vajra [ ] é o raio,
principal arma
do deus Indra [ ], governante do céu e das chuvas.
Indra é o líder
dos devas, e um grande guerreiro
que defende os deuses
e os homens contra
as forças malignas. Vajra é uma
das suas armas,
com a qual
cutuca as nuvens para
que liberem as chuvas.
Conta a lenda
que o vajra foi feito dos ossos
inquebrantáveis do Rshi Dadhicha [RRiSi DadhIca].
Indra lutando com seu vajra |
vajra |
Na Gheranda Samhita [gheraNDa saMhitA] no II.12
descreve que as coxas
devem permanecer rijas como
um diamante
(vajra) e um calcanhar
de cada lado
do ânus, e que
conduz às siddhis [siddhi].
Pode-se notar a importância de um
asana quando este
é o assento para
uma mudra [mudrA]. Vajrasana é o asana citado na Hatha
Yoga Pradipika III.104 a 122 [haTha yoga pradIpika], para
a prática da shaktichalana mudra [shakticAlana mudrA],
o chacoalhar da energia.
Vajrasana é também indicado para a prática da mais importante de todas as mudras, a khechari mudra [khecarI mudrA], o selo que faz voar, tanto na Gheranda IV.31 como na Shiva Samhita [shiva saMhitA] IV.31. Assim, temos que vajrasana é uma das posturas mais importantes na tradição do Hatha Yoga [haTha yoga].
Vajrasana é também indicado para a prática da mais importante de todas as mudras, a khechari mudra [khecarI mudrA], o selo que faz voar, tanto na Gheranda IV.31 como na Shiva Samhita [shiva saMhitA] IV.31. Assim, temos que vajrasana é uma das posturas mais importantes na tradição do Hatha Yoga [haTha yoga].
Vajrasana tem as pernas
configurando ‘chaves’, o sangue se concentra da cintura
para cima (região pélvica). Circulação
do prana [prANa] em condições mais
proveitosas à concentração. Postura de ação e energia. Estabilidade
física perfeita,
induzindo à harmonização interior. Posição
em que
a coluna assume, sem
esforço, seu
alinhamento mais
natural e os pulmões
ficam livres para
exercícios respiratórios
profundos.
Asana sentado sobre
as pernas dobradas. É uma posição importante,
pois dela partem muitas outras posturas.
Postura de motivação, estimulação, para melhorar o ânimo. Flexão
dos joelhos e extensão
dos pés. Extensão
completa dos tornozelos.
Indicada para os que
possuem dificuldade em
conservar a coluna
ereta; já
que o alinhamento
acontece sem esforço,
descontrai as costas e melhoras dores
nesta região. Postura
calmante, melhora
a circulação na coluna,
alonga os músculos das coxas.
Contra-indicado para os com problemas
de má circulação venosa
(nesse caso, fica-se pouco tempo, ou nem o faz), problemas graves
nos joelhos,
tornozelos e hemorróidas.
Variações:
Variações são inúmeras,
com flexão do tronco há dharmikasana, adhomukhavirasana,
com extensão da coluna suptavajrasana, suptavirasana
Variação da posição das pernas e dos pés: virasana,
adhomukhavirasana, mandukasana, kurmasana (tartaruga
na HYP, onde os joelhos se cruzam e sobre um dos calcanhares apóia-se o corpo),
e vajravirasana cujos as artelhos ficam revirados.
Para Iyengar, essa postura é uma variação do virasana [vIrAsana], e ele apresenta outras variações dela com relação à posição dos pés (dedões voltados para dentro e um pé sobre o outro).
Já Ramaswami indica essa postura como ideal para a prática do bandha traya [ ] e descreve inúmeras variações com relação à posição do tronco, do braço e das mãos.
Fonte:
Boletim da IYTA maio/jun 2000
virasana [vIrAsana] – Light on Yoga – BKS Iyengar
Vinyasa
Yoga – Srivatsa Ramaswami – Marlowe
Fonte Histórica:
Gheranda
Samhita
[gheraNDa saMhitA] – II.12, como sinônimo da siddhasana [siddhAsana] no III.26,
e está entre os 10 asanas mais importantes.
Devi Gita [devI
gItA] XXXV. 9 – Citado como um dos 5 asanas mais
importantes.
Hatha
Yoga Pradipika
[haTha yoga pradIpika] no I.39 como sinônimo da siddhasana [siddhAsana]
Shiva
Samhita
[shiva saMhitA] IV.31 – citado como asana
para executar a khechari
mudra [khecarI mudrA]