26 de dezembro de 2019

Vinyasa


de Cyndi Lee
May I Be Happy: A Memoir of Love, Yoga, and Changing My Mind.
Dutton; Book Club edition
“O Vinyasa tem três partes: surgir, permanecer e se dissolver. A dissolução de uma coisa é o surgimento da seguinte. Todo dia se transforma em noite que se transforma em dia. O inverno se torna a primavera que se torna o verão que se torna o outono que se torna o inverno. Ondas rolam e escorregam para fora, marés fluem e refluem. Cada respiração é assim. Toda vida é assim.

Cada flor brota, amadurece e floresce, murcha e desvanece. As folhas caem na terra e criam o terreno para uma nova planta crescer.

“A palavra sânscrita vinyasa significa ‘colocar de uma maneira especial’. Isso significa que tudo está conectado e a sequência das coisas é importante. Significa que toda ação, pensamento ou palavra que surge agora planta a semente para o fruto futuro. ‘De uma maneira especial’ significa que o desdobramento da vida é lógico. Se você plantar uma semente de tomate, você receberá um tomate. Se você plantar uma semente de maçã e esperar o tempo suficiente, você obterá uma macieira. Porém, se você plantar um pensamento difícil, terá um coração duro”.