26 de novembro de 2011

As Deusas Mahavidyas e a Sabedoria Feminina

Na palestra veremos as faces da feminilidade através de 10 deusas indianas, conhecidas como As Grandes Sábias, Mahavidyas. O poder, shakti, personificado em características complexas na mitologia de deusas, ora
belas e radiantes, ora terríveis e assustadoras, que abrangem as diferentes fases e humores da mulher. Desde
a adolescente Shodashi, passando pela madura Bhuvaneshvari e a idosa Dhumavati.
Aspectos complexos das devis independentes, acolhedoras, furiosas, sensuais, decadentes, que expressam as grandes forças cósmicas, contados através dos mitos e símbolos iconográficos de cada uma delas.

Palestrante: Flavia Venturoli Miranda

Yoga Para Todos
Professor Fernando Antonio Nogueira Wanderley

Casa Amarela Yoga
Rua Carlos Chagas, 69 - Aclimação
São Paulo SP
Próximo ao metro Paraiso

Dia 3 de dezembro de 2.011 - das 15h as 17h.

Maiores Informações e Reservas
Tel. (11) 3938.8816 e 9726.8816
circozen@yahoo.com.br
casaamarelayoga.blogspot.com

18 de novembro de 2011

Halasana

Postura do Arado
halasana  [halAsana] - postura do arado
hala [hala] - arado
de Flavia Venturoli de Miranda
2011
O arado é um instrumento agrícola que serve para revolver e sulcar a terra, que fica fofa, arejada e ensolarada. O solo, assim rasgado pelo arado, facilita o enraizamento da semente e a irrigação.
Sua invenção tem a data estimada em 6.000 aC e talvez tenha se dado na civilização do Vale do Indus.
Arado manual
O arado é uma das ferramentas mais marcantes da humanidade, pois graça a sua invenção começou haver excedente de alimentos e a população humana disparou em crescimento, formando cidades e iniciando o comércio. É um símbolo da mudança do homem nômade, caçador-coletor, para o sedentário, agricultor e pecuarista. A domesticação de animal da pecuária trouxe o incremento da aração por tração animal.

Arado de tração com bufalos
A relevância do arado na mitologia da Índia podem ser podem ser vista nas lendas da Sita [sItA], esposa do deus Rama [rAma] e de Balarama [balarAma], irmão do deus Krishna [kRRiSNa].
Os irmãos Krishna e Balarama
 Sita brota da terra sulcada pelo arado do rei Janaka [ ] quando fazia um ritual para ter um filho. Ela foi adotada por ele e por sua esposa  Sunayana [ ]. Por este motivo, Sita está associada a Bhumi Devi [bhUmI devI], a deusa da terra e é a protetora da agricultura. Sita é uma avatara de Lakshmi [lakSmI avatAra], a deusa da prosperidade, é esposa do deus Rama, que é o 7º avatar de Vishnu [viSNu]. Ela é o símbolo da feminilidade e da esposa fiel. Sua história é contada no épico Ramayana [rAmAyaNa].
Janaka encontra Sita ao sulcar a terra com o arado
Balarama é o irmão mais velho do deus Krishna (8º avatar de Vishnu). Outro nome para ele é Halayudha [halAyudha], aquele que porta o arado como arma. Conta a lenda que a deusa rio Yamuna [yamunA] desacatou um comando de Balarama, que furioso usou sua arma arado, hala, e abriu vários braços afluentes para o rio, dragando e desviando o curso da água, irrigando uma grande área do norte da Índia.
Balarama draga o rio Yamnuna criando afluentes
Yamuna percebendo sua negligência perante a esse deus tão poderoso, pediu desculpas e o referenciou. A partir de então, Balarama é reverenciado nos vários tributários do rio Yamuna. 

Yamuna pede desculpa a Balarama
Essa região altamente irrigada, parte da planície gangética é tão próspera que foi berço que grandes dinastias e impérios da Índia.
tributários do rio Yamuna
 Assim, podemos associar o arado ferramenta e arma de prosperidade com a postura do arado, halasana, como uma maneira de tornarmos prósperos. O arado é uma arma porque sua lança fende, fere a terra e de forma lancinante prepara, revolve, irriga e lavra o cultivo. De tal modo ao cultivamos nossa prosperidade com a prática da postura do arado.

O halasana é um viparita [viparIta], uma postura invertida, como tal, não desperdiçar o amrita [amRRita], a imortalidade. Fisiologicamente, nessa postura trabalha-se fortemente com o alongamento das colunas cervical e torácica. Facilita a circulação venosa das pernas e aumenta a irrigação cerebral. Por isso mesmo deve ser alcançada paulatinamente e com cautela. É contra-indicada para pessoas com glaucoma ou que estão passando por cefaléia ou aumento da pressão sanguínea.

Variações:
Halasana na parede, quando se inicia a postura em viparita, ou no final para apoiar os pés na parede.

Há muitas variações com os braços:
com as mãos apoiadas nas costelas posteriores;
com os braços pelas costas apoiados no chão com os dedos entrelaçados;
os braços esticados acima da cabeça, segurando os dedos dos pés – urdhva pashchimottanasana [Urdhva pashcimottanAsana]
abraçando as coxas.

halasana variações com uma perna no chão e outra apontado para o alto, ekapada sarvangasana [ekapAda sarvA~ngAsana]

com torção como parshva halasana [pArshva halAsana], quando as duas pernas viram para um dos lados.
com as pernas afastadas em urdhva kona halasana [UrdhvakoNahalAsana]
 

Fonte:
halasana [halAsana] - Light on Yoga – B.K.S. Iyengar
parshva halasana [pArshva halAsana] -
Light on Yoga – B.K.S. Iyengar
urdhva pashchimottanasana [Urdhva pashcimottanAsana] - Light on Yoga – B.K.S. Iyengar

akunchanasana [Aku~ncanAsana] - Light on Yoga – B.K.S. Iyengar

karnapidasana [karNapIdAsana] - Light on Yoga – B.K.S. Iyengar

Fontes históricas:
Segundo Encyclopaedia of Traditional Asanas – Dr. Gharote – Lonavla

14 de novembro de 2011

Uma Viagem pelas Filosofias da Índia

Vamos viajar pela geografia, história e filosofias da vasta cultura indiana. Índia de belezas milenares e mitológicas. Sabedorias ancestrais que nos encantam como se fossem novidades. Sua diversidade cultural na dança, música, arquitetura, literatura que recebeu influências de vários povos autóctones e estrangeiros.

Veremos as principais filosofias e as religiões nascidas na Índia. A relação do Yoga e a religião. O Hinduísmo monoteísta e politeísta. Quem é Brahman, quem são Vishnu, Shiva, Lakshmi, Kali. O que é o Om? Como se inserem no contesto indiano os conceitos de karma, dharma, moksha. Quais as visões indianas dos chakras, asanas, meditação, mantras e mandalas.

A Índia no século XXI e as diferenças culturais com o ocidente.

Palestrante: Flávia Venturoli de Miranda
Datas: 11 e 18 de novembro - sextas-feiras
19h30 as 22hs

Realização: Núcleo de Yoga Ganesha
www.nucleodeyogaganesha.com.br
Local: Rua Ferreira de Araujo, 449 - Pinheiros
Tel: (011) 3819.3283