Yoga

As aulas de Hatha Yoga busca a quietude mental pelo o trabalho corporal do autoconhecimento através de asanas, pranayamas e meditação (relaxamento), visando respectivamente à saúde física, psíquica e mental.

O Hatha Yoga é para quem busca uma melhora na qualidade de vida.

Com os asanas trabalha-se o fortalecimento e flexibilidade do corpo físico. Com os pranayamas, assume-se o controle respiração e ampliação da capacidade, pacificando as emoções. Com a meditação, treina-se silenciar a mente. Por ser a mente tão fugidia, na maioria das aulas se pratica as técnicas de relaxamento consciente e quando os interessados estão aptos treina-se a concentração e a meditação.

As aulas de yoga duram 1 hora e são praticadas em pequenos grupos de 3 alunos. Deste modo, a prática é personalizada segundo os objetivos e capacidade de cada aluno, podendo ser adaptada e modificada para viabilizar ou para desafiar sua realização.

Yoga 

O objetivo principal do yoga é a aquietação dos turbilhões da mente para que o praticante se assente em si, como descrito no tratado Yoga Sutra (YS I-2) que data de 200 a.C.  Entende-se yoga como sinônimo de meditação.

Ao longo de milênios surgiram várias metodologias para se alcançar o silêncio da mente. Em 1000 d.C., surge o  Hatha Yoga,  que propõe um caminho mais tangível, que é a utilização do corpo, que nada mais é que um recipiente de nossa essência nessa existência.


Com o corpo mais saudável pela purificação (pelas kriyas) e o fortalecimento (pelos asanas)  é possível atingir a calma (pelos pranayamas) e a estabilidade (pelas mudras) (GhS I.10). Ao estabilizar e conter o alento, a mente torna-se tranquila (HP II.2 e 3) que conduz ao equilíbrio do corpo e da mente.


As aulas de Hatha Yoga são dadas pela Profª Flavia.