18 de maio de 2012

Seis Inimigos x Seis Virtudes

de Flávia Venturoli Miranda
Ações que advém de pensamentos perversos, como injúria etc, são feitas pela própria pessoa, levadas a ser feitas, e permitidas de ser feitas; são realizadas tanto pela cobiça {lobha}, quanto pela raiva {krodha}, quanto pela desilusão {moha}; e podem ser fracas, moderadas ou intensas e causam miséria e ignorância infinitas. Por isso, se deve desenvolver pensamento contrário.
Yoga Sutra II.34


 Seis Inimigos {ariSaDvarga}

  1. kama [kAma] - desejo
  2. lobha [ ] - cobiça
  3. krodha [ ] - raiva
  4. moha [ ] - ilusão
  5. matsarya [mAtsarya] - inveja
  6. mada [ ] - orgulho

6 inimigos - Arishadvarga

 Seis Virtudes {SaTsaMpat}

  1. shama [shama] - tranquilidade
  2. dama [ ] - controle dos sentidos
  3. uparati [ ] - cessação dos desejos e das atividades mundanas
  4. titiksha [titikSa] - resignação, resistência aos pares de opostos
  5. samadhana [samAdhAna] - profunda meditação
  6. shraddha [shraddhA] - fé
No curso sobre pranayama [prANAyAma], Kausthub Desikachar falou que quando nosso coração está voltado para o mundo exterior tende aos seis inimigos que nos distraem da consciência real, mas quando se volta para o mundo interior segue as seis virtudes no caminho da consciência real. Kausthub demonstrou isso através do yantra do anahata chakra.
anahata chakra


12 de maio de 2012

Programação Zen da Virada Sustentável 2012

Yoga e Sustentabilidade!

Yoga lida com o cessar do desgaste interno. Parar o desperdício mental com pensamentos, idéias e emoções que correm a deriva, descontroladamente. Yoga visa a quietação interna através do autoconhecimento, do domínio sobre os pensamentos, do controle da energia vital (prana), da busca pelo equilíbrio e saúde física e psíquica. Yoga é autossustentabilidade, é ser livre das amarras causadas pelo falta de consciência de si mesmo.

‘Seja você a mudança que quer ver no mundo.’
                                            Mahatma Gandhi

Para  transformar o mundo, antes é preciso transformar a si mesmo, 
por isso o  Mahavidya Yoga participará da 
Programação Zen da Virada Sustentável 2012 
em apoio ao Yoga pela Paz

 No dia 2 de junho as 8 horas da manhã haverá uma aula gratuita,
para tanto basta confirmar sua presença, 
ou por telefone 8430-8509.
Vagas limitadas

Rua Dona Leopoldina, 239
Metro Alto do Ipiranga
São Paulo SP

O que é a Virada Sustentável?

Virada Sustentável
Inspirada na Virada Cultural de São Paulo, a Virada Sustentável é um evento que reúne diversas atrações culturais e recreativas que tenham como conteúdo principal os temas ligados à sustentabilidade (meio ambiente, diversidade, consumo consciente, biodiversidade, direitos humanos, clima, energia, mobilidade etc).
A proposta é simples: “inspirar” o cidadão a conhecer os temas da sustentabilidade utilizando uma abordagem diferente, na qual a arte e o lúdico aparecem como principais elementos de conscientização para uma sociedade melhor.
Em 2012, a Virada Sustentável acontece nos dias 2 e 3 de junho, pouco antes das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Reserve a data e participe!
Saiba Mais
 

 O que é o Yoga pela Paz? 

Yoga pela Paz
Uma vivência de paz. O Yoga pela Paz é o evento anual que leva a prática e o conhecimento associado ao Yoga, ao Ayurveda e às culturas de paz a milhares de pessoas. Visa desenvolver indivíduos mais equilibrados e, assim, capazes de construir sociedades pacíficas e menos desiguais.
Saiba Mais