8 de outubro de 2010

Deuses Védicos

 por Flávia Venturoli de Miranda

Há ao menos três versões para os 33 deuses védicos:

33 Deva-s = Sura
Antes de listá-los, queria lembrar de alguns conceitos estudados por Campbell, Eliade. Há cosmogonias que se iniciam pelo Caos, onde da Escuridão surge a Luz, outras partem do relacionamento do Céu com a Terra. Desses casamentos divinos, hierogamia, dá origens às várias manifestações.

Assim, talvez seja o caso do deus védico mais antigo, Asura Varuna [asura varuNa], que o todo era apenas ele, só noite, profunda, infinita, mas ele se casa com Mitra [mitrA], o dia e o mundo surge. Posteriomente, Varuna passa a ser a água primordial insondável (portanto, obscura como a noite) e Mitra será uma manifestação do sol. Já nesse perído, Varuna é desbancado por um deus mais novo, Indra que junto com Prajapati [prajApati] cria os vários seres.

Outra versão nas mitologias mundiais, diz da cópula divina do céu, Dyaus [ ], que se deita diaramente sobre a terra, Prthivi [pRRithivI], e o mundo se frutifica. Esses são o pai e a mãe cósmicos. Na versão indiana, a filha do casal é a aurora, Ushas [uSas], que também em mitologias posteriores passa a ser uma das manifestações do sol, ou apenas uma auxiliar como a cocheira que guia os cavalos de Surya [sUrya], o sol, trazendo o dia.

Provavelmente essas foram crenças muito antigas, que foram suplantadas e absorvidas pelo culto dos 33 deuses védicos.
Os Vishvadevas [vishvadeva], que significa todos os deuses, não incluem realmente todos, mas trata da grande maioria citada nos Vedas. Esses 33 devas são associados a Luz, por isso são suras [sUra], mesmo que alguns sejam chamados de asuras [ ]. (veja a postagem Suras e Asuras).

Aqui começam as confusões, como quem conta um conto, aumenta um ponto, essas divindades são contadas e recontadas e reformuladas desdes os shruti-s, até os smriti-s, como nos purana-s, nos itihasa-s e outras coletânias. Assim, é muito dificil, para mim uma ocidental desatar esse nó védico e provalvemente vou incorrer em alguns equívocos, mas vou tentar nas futuras postagens.



1 [shruti] textos revelados pelos deuses aos videntes poetas
[smRRiti] textos da tradição
[purANa] mitologias, textos mitológicos
[ithihAsa] épicos


Bibliografia
CAMPBELL, Joseph, As Mascaras de Deus – Mitologia Primitiva. 8º ed, São Paulo: Palas Athena, 2010.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano: a Essência das Religiões. 2ª ed, São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WILLIAMS Monier, Sankrit-English Dictionary, digital V1.5 beta